Instituto COOPERFORTE completa 20 anos

    No início dos anos 2000, com a COOPERFORTE já se consolidando em seu segmento de atuação como uma das maiores cooperativas de crédito do país, o presidente José Valdir R. dos Reis teve o insight de criar o seu braço social para preparar jovens, adultos e pessoas com deficiência para inserção no mundo do trabalho, no intuito de atender o sétimo princípio do cooperativismo - Interesse pela Comunidade. Em 23 de março/2003, o sonho virou realidade, com a criação do Instituto Cooperforte.

    Com abrangência nacional, o Instituto Cooperforte atua em busca das melhores práticas para transformação de pessoas e organizações sociais, a partir da capacitação e inserção no mundo do trabalho, cumprindo o propósito de transformar realidades socioeconômicas, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

    Nesses 20 anos, foram muitos os caminhos trilhados pelo Instituto para cumprir o seu propósito, desenvolvendo expertise para seleção, análise e apoio a projetos, formando parceria para fortalecimento das organizações do Terceiro Setor e aperfeiçoando continuamente sua forma de atuação, até se tornar referência no mercado e vislumbrar novos modelos para construção de relações de longo prazo com as instituições apoiadas.

    Foram mais de 300 projetos concluídos, com públicos, capacitações e temáticas diferentes, beneficiando mais de 25 mil pessoas diretamente e cerca de 90 mil indiretamente, disseminando a cultura da cooperação, multiplicando conhecimento e transformando realidades.

    Um pouco de história

    Um dos primeiros projetos apoiados pelo Instituto Cooperforte, em 2004, por meio do Programa Passaporte do Futuro, capacitou 100 jovens, de 16 a 24 anos em situação de vulnerabilidade, nas áreas de mecânica e manutenção de computadores. O projeto foi realizado em Salvador (BA) e teve como principal objetivo promover inclusão socioeconômica dos atendidos, inserindo-os no mundo do trabalho.

    Em 2010, um projeto que começou em Niterói (RJ) ganhou o País. O Instituto Cooperforte apoiou a Orquestra de Cordas da Grota e capacitou mais de 100 jovens que, ao participarem do projeto, foram inseridos no mundo do trabalho com formação em nível técnico. Os atendidos receberam orientação e apoio para atuar profissionalmente como músicos e instrutores de música. Desde então, a Orquestra de Cordas da Grota se profissionalizou, virou referência e segue atendendo crianças e jovens.

    A Cooperativa Sabão Selecta, de São Bernardo do Campo (SP), contou com apoio do Instituto Cooperforte e transformou a vida de famílias através da fabricação de sabão artesanal, tendo como base o óleo de cozinha descartado na comunidade. O projeto não beneficiou apenas os atendidos, que receberam capacitação para trabalhar com o material, mas também a comunidade, uma vez que aqueceu a economia local a partir da comercialização do produto final e, ainda, resultou em uma alternativa sustentável ao dar destinação ao óleo que era descartado de forma incorreta.

    São tantas experiências marcantes que, para descrevê-las, será necessário editar um livro para contar detalhadamente a experiência de cada projeto que emociona e encanta a todos que tomam conhecimento ou participam do desenvolvimento de cada uma das etapas, superando obstáculos e vencendo desafios, sempre com o apoio e orientação da equipe técnica do Instituto.

    Olhar para o futuro

    Em 2022, na ânsia de buscar mais eficiência em seu modelo de negócio, o Instituto alterou sua forma de atuação, deixando de focar exclusivamente em projetos, para dar prioridade às parcerias duradouras com organizações sociais que apresentem maior grau de maturidade e capacidade de execução dos projetos, visando garantir maior efetividade na inserção de pessoas no mundo do trabalho.

    Para isso, lançou Edital para selecionar organizações parceiras que se mostrassem dispostas a desenvolver projetos, no período de 2022 a 2024, para qualificação ou requalificação profissional de jovens e adultos, em linha, principalmente com os ODS 4 – Educação de Qualidade e; ODS 8 – Trabalho Descente e Crescimento Econômico.

    Foram selecionadas 23 organizações, distribuídas em 12 unidades federativas, que, em 2022, executaram projetos beneficiando cerca de 800 pessoas diretamente e têm asseguradas o financiamento de novos projetos nos dois anos subsequentes, desde que atendam as condições mínimas estabelecidas para inserção dos treinandos no mundo do trabalho.

    Em 2023, foi efetuado chamamento público complementar, com o objetivo de prospectar parcerias nos 15 estados que não tiveram entidades selecionadas em 2022, visando levar o apoio do Instituto a todos os rincões do país.

    Para dar suporte a esta nova forma de atuação, o Instituto, além de rever seus processos internos e aperfeiçoar a qualificação profissional de seus funcionários, está adotando nova logomarca, ancorada na marca COOPERFORTE, como forma de dar maior visibilidade das ações sociais empreendidas no âmbito da Cooperativa junto a seus associados e parceiros, bem como junto ao público externo.

    Também as iniciativas do Programa Ações Solidárias doar.com.você, divulgadas por ocasião do Dia de Cooperar, em julho/2022, estão entre os desafios do Instituto e da COOPERFORTE, para estimular os associados, funcionários e a sociedade em geral a participarem dessa jornada de solidariedade, contribuindo para a realidade de organizações que apoiam, e acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade.

    Outra frente em que o Instituto pretende ampliar o foco de atuação é na disseminação da educação financeira, por meio de plataforma digital e de forma gratuita, para todo e qualquer público, contribuindo para melhor preparar as pessoas para lidar com dinheiro.

    Alicerçado em seu propósito e em seus valores, o Instituto Cooperforte acumula 20 anos de experiência no campo social, apoiando pessoas e organizações, que serão revertidos em prol da melhoria da qualidade de vida de pessoas alcançadas e das comunidades em que estão inseridas.

    A COOPERFORTE, na condição de Instituidora, que congrega mais de 151 mil cooperados, tem orgulho de contar com a atuação robusta e consistente do Instituto na transformação da realidade de pessoas e organizações.

    Registramos os nossos agradecimentos aos parceiros, voluntários, conselheiros, dirigentes, funcionários e colaboradores, tanto da COOPERFORTE quanto do Instituto, na consecução dos objetivos voltados para atender o 7º Princípio do Cooperativismo, na expectativa de que os próximos 20 anos, e tantos outros que sobrevierem, sejam ainda mais profícuos para o nosso posicionamento no campo social.

    ONDE NOS ENCONTRAR

    SCS Quadra 9 Lote C Torre C, 9º andar, Edifício Parque Cidade Corporate
    Brasília/DF - CEP: 70.308-200

    Site7Dias