O Instituto Cooperforte foi criado em 2003, com o objetivo de ampliar o alcance das iniciativas sociais da COOPERFORTE, sua mantenedora. Qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, o Instituto reúne e alinha práticas de responsabilidade social, cumprindo o sétimo princípio do cooperativismo: Interesse pela Comunidade.
Com atuação nacional, o Instituto Cooperforte contribui para a transformação socioeconômica de pessoas e organizações sociais, a partir da capacitação e inserção no mundo do trabalho. Em 18 anos de história, já impactou a vida de mais de 90 mil cidadãos – entre jovens, adultos e pessoas com deficiência, por meio de uma visão ampla do trabalho como meio de transformação social.
HISTÓRIA – A COOPERFORTE sempre esteve voltada a atividades de responsabilidade social. O Passaporte do Futuro foi seu primeiro projeto, com atuação focada no Distrito Federal. Mas, com o passar dos anos, a Cooperativa percebeu que poderia contribuir ainda mais para a transformação da realidade de jovens e comunidades em situação de vulnerabilidade.
Em março de 2003, nasceu o Instituto Cooperforte, o braço social da Cooperativa. O Passaporte do Futuro foi incorporado e outros programas criados, ampliando o foco dos projetos sociais para atendimento e capacitação de jovens de baixa renda, de pessoas com deficiência, de comunidades com potencialidade local e de outras cooperativas, associações e empreendimentos solidários em formação.

O Instituto
Associação para Promoção Humana e Desenvolvimento Social.

Propósito
Transformar realidades socioeconômicas de pessoas e organizações sociais, em sintonia com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Negócio

Valores
- Sustentabilidade
- Integridade
- Diversidade
- Cidadania