Movimento Saúde Mental promove qualificação profissional em Fortaleza (CE)

    O Movimento Saúde Mental, localizado em Fortaleza (CE), é mais uma Organizações da Sociedade Civil selecionada pelo Instituto Cooperforte, por meio do Edital 2022, para uma parceria que pode acontecer em até três anos.

    Fundada em 1996 pelo Missionário Comboniano, padre Rino Bonvini, a OSC reuniu um grupo de lideranças locais e iniciou as atividades, na periferia da cidade.

    No local onde está situado, o Movimento Saúde Mental está cercado por várias comunidades, muitas delas, em situação de vulnerabilidade social. Além disso, apresentam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,13 a 0,19, de acordo com o Censo 2010. As comunidades enfrentam dificuldades como falta de recursos básicos, baixo desenvolvimento escolar, desemprego, falta de perspectivas e baixa autoestima.

    A atuação do Movimento Saúde Mental é voltada ao desenvolvimento no campo sócio terapêutico, com base na Abordagem Sistêmica Comunitária – ASC: grupos de terapia comunitária, grupos de Autoajuda para o resgate da autoestima, atendimentos de Biomagnetismo, Massoterapia, Reiki, Acupuntura, atendimentos psicológicos individuais; acompanhamento de crianças, adolescentes e adultos, resgate da cultura Indígena com ações junto a etnias indígenas cearenses, especialmente os Pitaguary, oficinas de Arte-terapia.

    Apoio do Instituto Cooperforte

    Com apoio do Instituto Cooperforte, a Organização está executando o projeto “Gastronomia e Terapia: Novos Caminhos Para Geração de Renda e Autoestima”. Por meio da qualificação profissional em salgados comerciais, doces e sobremesas para festas, chocolateria e confeitaria, a iniciativa tem como objetivo inserir no mundo do trabalho, no mínimo, 70% de 40 pessoas em situação de vulnerabilidade social.

     

    ONDE NOS ENCONTRAR

    SCS Quadra 9 Lote C Torre C, 9º andar, Edifício Parque Cidade Corporate
    Brasília/DF - CEP: 70.308-200

    Site7Dias