Entidades sem fins lucrativos podem inscrever projetos do Voluntariado BB

    Funcionário do banco cadastrado como voluntário precisa acompanhar todo o processo de inscrição

    Estão abertas até o dia 3 de março de 2017 as inscrições de propostas de ações sociais e ambientais desenvolvidas por entidades sem fins lucrativos que tenham a atuação do Voluntariado BB.

    O certame selecionará iniciativas de inclusão socioprodutiva, geração de trabalho e renda, cuidado ambiental e educação.
    As propostas devem apresentar orçamento entre R$ 40 mil e R$ 60 mil.

    As inscrições devem ser feitas no Portal do Voluntariado BB.

    Estão aptas a concorrer ao investimento social, não reembolsável, entidades sem fins lucrativos que atuem no terceiro setor, possuam cadastro no Banco do Brasil e tenham apoio de funcionários da ativa ou de aposentados cadastrados no Portal do Voluntariado.

    Estão impedidos de participar clubes, sindicatos, associações de funcionários de empresas públicas e privadas e igrejas ou instituições que ministrem cultos religiosos.

    O processo seletivo envolve a sincronia de ações desenvolvidas por agências do BB, superintendências, Diretoria de Governo (Digov), Fundação Banco do Brasil (FBB) e pelo próprio voluntário, em sete etapas, que vão desde o encaminhamento da ficha até a habilitação.

    O voluntário participa de todo o percurso, acompanhando a fase de prospecção da entidade, a etapa de preenchimento do formulário de inscrição, o registro da proposta e, por fim, o desenvolvimento do projeto.

    Maria Angela Porto Antonelli, funcionária da Gerência de Pessoas (Gepes) de Bauru (SP), conseguiu, em 2014, apoio para o projeto “Semeando Conhecimento”, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Bauru.

    Foram destinados R$ 69 mil para a capacitação profissional de pessoas com deficiência intelectual e profissional para os serviços de auxiliar de limpeza e lavanderia, auxiliar de cozinha, atendente de lanchonete e empacotador e repositor de supermercado.

    Os recursos possibilitaram a organização do curso para 155 inscritos e a aquisição de duas lousas digitais sensíveis ao toque, projetor multimídia, além de sistema de som e microfone, que dinamizaram o processo pedagógico, finalizado em 2016.

    “Foi maravilhoso! Após a conclusão do curso, o pessoal da APAE Bauru foi até a Gepes nos agradecer.

    Foi gratificante demais”, comemora.

    Na chamada interna de 2016, foram aprovadas 78 propostas, com investimento social de R$ 4,3 milhões, contemplando 22 estados brasileiros.

    Nos últimos 10 anos, foram apoiados 579 projetos no valor de R$ 35 milhões com recursos do Banco do Brasil, da FBB e do Instituto Cooperforte.

    Neste ano, serão destinados R$ 3 milhões, divididos em até R$ 100 mil, por superintendência estadual.

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