Acompanhe as Assembleias 2019

    ABERTURA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA (AGO)

    9h00 - O presidente da mesa, José Valdir Ribeiro dos Reis, atual presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Cooperforte, declara aberta a Assembleia Geral Ordinária 2019 (AGO 2019) e convida os membros do Conselho Deliberativo, Kedson Pereira Macedo, José Caetano de Andrade Minchillo, Diógenes Taroni Silva e Edson Machado Monteiro, além do representante do Conselho Fiscal, Benito Lima Vasconcelos, para comporem a mesa.

     

    TN HM 0600

     

    Após a execução do Hino Nacional, a secretária da mesa, Cleusirene Oliveira, lê a ordem do dia:

    • Deliberar sobre o Relatório Anual.
    • Deliberar sobre as demonstrações financeiras elaboradas pela Administração do Instituto Cooperforte e dos pareceres do Conselho Fiscal e da Auditoria Externa.
    • Eleger os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, para o biênio 2019/2020, com mandato a partir desta assembleia e término na assembleia de 2021, conforme previsto nos artigos 20 e 22 do Estatuto.
    • Assuntos gerais de interesse dos associados. 



    RELATÓRIO DE ATIVIDADES

    9h20 - O presidente do Instituto Cooperforte, José Rogaciário, convida a Coordenadora e a Assistente Social do Projeto Beleza que Faz Bem, Lânya Ribeiro e Gleide Chagas, para falar sobre a experiência com o Instituto Cooperforte. 

     

    TN HM 0695

     

    Realizado em parceria com o Centro Comunitário Sócio Cultural Barra dos Coqueiros-SE, o projeto capacitou 30 alunas em corte, escova, pintura e relaxamento capilar. O projeto atendeu mulheres com histórico de violência doméstica, dependência financeira e baixa autoestima, que, com a capacitação, criaram novo ânimo e conquistaram espaço no mundo do trabalho, com destaque especial para algumas que montaram seu próprio negócio.

    Devido ao desempenho do Beleza que Faz Bem e ao impacto do projeto na comunidade de Barra dos Coqueiros-SE, a instituição foi homenageada pelo Instituto Cooperforte.

     

    9h40 – O presidente do Instituto Cooperforte, José Rogaciário dos Santos, inicia a apresentação do Relatório de Atividades contextualizando o novo momento do Instituto Cooperforte. 

     

    TN HM 0678

     

    Atento às mudanças sociais e seus respectivos impactos, o Instituto busca adaptar-se aos desafios e preservar sua atuação, contando com a orientação estratégica da COOPERFORTE, sua Instituidora, que reconfigurou a governança, transformou processos internos e modernizou a forma de atuação, em prol do crescimento e desenvolvimento sustentável e transparente de seus negócios, alimentada pela inovação, criatividade e comprometimento, para servir cada vez melhor aos seus associados. E, por meio do Instituto, à sociedade como um todo. 

    Mudança, transformação e realização são as palavras de ordem do Instituto Cooperforte em 2019!

     

    9h45 - O presidente do Instituto Cooperforte, José Rogaciário, convida o Superintendente, Paulo Frazão, para apresentação do desempenho do Instituto em 2018.

     

    TN HM 1023

     

    Confira os destaques:

    • Foram executados 16 projetos, que capacitaram 502 pessoas e impactaram a vida de 1735 pessoas indiretamente. Rotinas Administrativas, gastronomia, cabeleireiro, corte e costura, produção cultural, saúde e beleza, empreendedorismo...o Instituto apoiou projetos nas mais diversas áreas do mundo do trabalho, alinhados às demandas de cada comunidade.

    • As oficinas de educação financeira contaram com 6.507 horas em formação específica e 680 horas em formação cidadã, capacitando 462 participantes em 2018.

    • O apoio financeiro concedido aos 16 projetos executados no ano de 2018 foi da ordem de R$ 1,23 milhão e representou 62% de participação no conjunto desses empreendimentos, que totalizaram R$ 1,97 milhão.

    • Um dos destaques do último ano foi a Chamada de Projetos 2018-2019, processo criterioso que envolveu quatro etapas.
      • Foram recebidas 247 propostas, que passaram por triagem observando os requisitos técnicos, a viabilidade do projeto e a empregabilidade dos alunos atendidos. Delas, 145 foram selecionadas para a segunda etapa.
      • Em seguida, uma comissão percorreu 74 organizações selecionadas, verificando o comprometimento com a proposta e o engajamento com a comunidade local.
      • Ao final, foram selecionados mais de 50 projetos para execução em 2019.

    • Em 2018 aconteceu a primeira edição do Programa de Aceleração do Terceiro Setor (PAIS), realizado em parceria com os institutos BRB, Sabin e Bancorbrás e a consultoria Phomenta. A qualificação durou quatro meses e capacitou 32 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de todo o país em Gestão de Projetos.

    • Com o intuito de promover o intercâmbio de novas tecnologias sociais, o Instituto participou de diversos eventos: Festival da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE), 18º Encontro de Gerenciamento de Projetos (PMI/DF), Encontro GIFE de Investimento Social Empresarial, Conferência Internacional de Cooperativismo e Desenvolvimento Regional, e do 12º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (CONCRED).

    • Em reconhecimento por sua atuação em ministrar oficinas de educação financeira em todo o país, o Instituto Cooperforte foi convidado pelo Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil a participar da 5ª Semana Nacional de Educação Financeira e recebeu o Selo ENEF 2018, o mais importante reconhecimento em educação financeira no Brasil. 

     

    10h30 - O presidente da mesa, José Valdir, retoma a palavra e conduz a votação dos itens (a e b) do Edital:

                 a) Relatório de Atividades de 2018

                 b) Pareceres emitidos pelo Conselho Fiscal sobre os relatórios de desempenho financeiro e contábil e sobre as operações patrimoniais realizadas.

     

    TN HM 1233

     

    O Relatório da Administração e as contas do exercício de 2018 do Instituto Cooperforte são aprovados por unanimidade.

     


     

    ELEIÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO DELIBERATIVO E FISCAL

    10h35 - O delegado seccional do Amapá/Pará, Gilmar, eleito AD HOC para a condução das eleições, apresenta os candidatos ao Conselho Deliberativo e Fiscal para o biênio 2019/2020 à Assembleia:

     

    Candidatos Conselho Deliberativo

    José Valdir Ribeiro dos Reis

    Efetivo

    Edson Machado Monteiro

    Efetivo

    Kedson Pereira Macedo

    Efetivo

    Ilda Ribeiro Peliz

    Efetivo

    Adézio de Almeida Lima

    Efetivo

    Maria de Jesus Demétrio Gaia

    Suplente

    Roberto Luiz Benkenstein

    Suplente

     

    Candidatos Conselho Fiscal

    Benito Lima Vasconcelos

    Efetivo

    Moysés Aparecido Berndt

    Efetivo

    Eduardo Menezes Lima

    Efetivo

    José Alípio dos Santos

    Suplente

    Luciano Nóbrega Queiroga

    Suplente

     TN HM 1285TN HM 1289

    A Assembleia Geral elegeu, por unanimidade, os candidatos para compor Conselho Deliberativo e Fiscal do Instituto Cooperforte, com mandato até a Assembleia de 2021.

     


     

    ASSUNTOS GERAIS 

    11h00 - O presidente da mesa, José Valdir, sugere a recondução de José Rogaciário ao cargo de presidente do Instituto Cooperforte. A Assembleia acolhe a sugestão e José Rogaciário é empossado como presidente do Instituto Cooperforte para novo mandato.

     


     

    ENCERRAMENTO ASSEMBLEIA ORDINÁRIA (AGO)

    11h03 - Cumprida a agenda do dia, é declarado o encerramento da Assembleia Geral Ordinária 2019 do Instituto Cooperforte, e o presidente da mesa faz a abertura da Assembleia Geral Extraordinária do Instituto.

     


     

    ABERTURA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA (AGE)

    11h05 - O presidente da mesa, José Valdir Ribeiro dos Reis, atual presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Cooperforte, declara aberta a Assembleia Geral Extraordinária (AGO), com a seguinte ordem do dia:

    • Deliberar sobre alteração de artigos do Estatuto Social do Instituto Cooperforte.

     

    11h08 - O presidente do Instituto Cooperforte, José Rogaciário, apresenta o resumo das alterações propostas para o Estatuto Social da instituição, conhecida previamente em seu teor integral pelos Delegados Seccionais.

     

    11h14 - Após a deliberação das propostas, a Assembleia aprova as alterações de artigos do Estatuto Social com unanimidade.

     


     

    ENCERRAMENTO ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA (AGE)

    11h18 - O presidente da mesa abre espaço aos associados e conselheiros que desejam se manifestar. O conselheiro Kedson Macedo ressalta o papel social do Instituto no empoderamento dos atendidos, ao capacitá-los para a condução de suas vidas. O conselheiro Edson Monteiro reforça a relevância do Instituto Cooperforte para o cumprimento do sétimo princípio do cooperativismo: interesse pela comunidade. 

     

    11h24 - O presidente da mesa passa a palavra a Paulo Frazão para os agradecimentos finais. 

    TN HM 1570

    O superintendente destaca a importância da equipe do Instituto Cooperforte para as atividades realizadas no ano de 2018. 

     

    11h26 - José Rogaciário, saúda os delegados, os conselheiros, os gerentes dos Postos de Atendimento da Cooperforte e a equipe de profissionais dedicados ao cumprimento do propósito do Instituto Cooperforte. 

     

    TN HM 1659 

     

    11h36 - Cumprida a agenda do dia, o presidente da mesa, José Valdir, declara encerrada a Assembleia Geral Extraordinária 2019 do Instituto Cooperforte.

     

    ONDE NOS ENCONTRAR

    SCS Quadra 9 Lote C Torre C, 9º andar, Edifício Parque Cidade Corporate
    Brasília/DF - CEP: 70.308-200

    Site7Dias